top of page

Concorrência

No mercado existem vários serviços idênticos, com o mesmo propósito, que o Spotify como é exemplo da Tidal, da Apple Music e do iHeart Radio, mas há características que são fundamentais na decisão potencial de um cliente. Algumas dessas características são:

  • se existe opções gratuitas;

  • a presença de anúncios ou a falta dela;

  • aplicativos suportados;

  • tamanho da biblioteca de música oferecida;

  • custo do serviço.

O Tidal é um serviço de distribuição digital de música por subscrição que combina áudio com compressão sem perdas de dados de alta definição. É uma plataforma conhecida por ter acionistas como Jay-Z (cantor famoso) e de apresentar vídeos musicais exclusivos de artistas conhecidos mundialmente, como por exemplo: Rihanna, Madonna e Beyoncé. Apesar deste serviço ter tido muito sucesso de início, também teve algumas críticas por parte da sociedade, o que tem vindo a perder muitos dos seus utilizadores. Um jornalista do jornal USA Today focou em dois pontos pela qual a plataforma tem vindo a perder subscritores: muito por causa do seu preço elevado de subscrição relativamente aos concorrentes e também porque um utilizador normal não consegue distinguir a diferença entre áudio comum e o de alta qualidade.

A iHeart Radio apesar de ter ao ser dispor uma ampla gama de estações de música online que visam os seus utilizadores de descobrir novos artistas, novas músicas e de oferecer streaming de rádio e de ser gratuito, apenas permite 15 saltos por dia de músicas e 6 saltos de estação de rádio por hora. Ou seja, o seu random access é limitado.

Em contrapartida, o Spotify apresenta uma ampla biblioteca de música que os seus utilizadores podem criar as suas playlists e partilhar músicas com colegas. Além disso, também oferece o , que permite dar acesso a inúmeras estações de rádio. Também oferece uma versão gratuita do seu serviço de acessível a partir de um dispositivo móvel ou de computador. No entanto, se fizer um para a versão paga, é possível ter acesso a todos os recursos do ou offline sem qualquer publicidade e em qualquer dispositivo. Na figura seguinte é possível observar os subscritores do Spotify em comparação com os seus concorrentes.

concorrencia.png

Apesar da feroz concorrência por parte da Apple e da Amazon, o serviço de música em streaming Spotify vai de vento em popa – graças a playlist muito bem personalizadas e à sua disponibilidade num amplo número de aparelhos. Mais de 83 milhões de assinantes pagam hoje cerca de 10euros por mês pela sua versão Premium. E está a revolucionar a indústria da música através de contratos diretos com os artistas – desde músicos indie em princípio de carreira até artistas de topo como o Drake” Jornal Visão, 19 de dezembro de 2018.

bottom of page